O manganês é o 12º elemento químico mais abundante da crosta terrestre e seus principais minérios são a pirolusita e a rodocrosita. As maiores jazidas estão localizadas na África do Sul, Brasil, Ucrânia, Austrália, Índia, China e Gabão.
No Brasil, o minério é extraído principalmente nos estados do Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul . Este tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de diversos processos de fabricação de aço, pois é o quarto metal mais utilizado no mundo, vem logo depois do ferro, alumínio e cobre e está presente em nossa rotina.
É bastante utilizado em carros e na construção civil, por isso, cerca de 90% de todo o manganês consumido atualmente vai para as siderúrgicas.
É comum a utilização de ligas metálicas desse elemento na indústria siderúrgica, sendo este também utilizado como desoxidante moderado, não é reciclável e não possui substituto econômico, em virtude de possuir preço relativamente baixo, além de benefícios técnicos, o uso de outra substância não é viável.